Buscar

Reunião com RI do Banco BMG (BMGB4)

Atualizado: Mai 2


As ações do Banco BMG (B3: BMGB4) estão entre as ações que mais desvalorizaram nos últimos meses na bolsa brasileira; além do atual cenário de sell-off generalizado, o resultado do 4T19 impactou negativamente o papel (acesse nosso comentário sobre esse resultado).


Neste contexto, conversamos com o departamento de RI do Banco para entender o posicionamento da empresa frente ao atual cenário de crise, e abordamos as estratégias operacionais empregadas pelo Banco a fim de incrementar sua rentabilidade e eficiência.



Principais pontos discutidos na reunião

Crise provocada pelo Coronavírus

A qualidade da carteira de crédito do Banco tende a não se deteriorar frente a crise provocada pelo novo Coronavírus, uma vez que os seus principais clientes são aposentados, pensionistas e servidores públicos, com desconto diretamente em folha, e entende-se que não há risco iminente de suspensão de pagamentos de salários e/ou benefícios por parte do Governo.


Contudo, tendo em vista que grande parte do crescimento da carteira de crédito se dá através de canais físicos, é natural entender que o período de quarentena, que impõe restrições à circulação das pessoas, vai impactar esta componente de crescimento da carteira do Banco.


A magnitude deste impacto é diretamente proporcional à duração da quarentena, o que atualmente não é possível precisar. Entendemos, entretanto, que seja qual for o impacto, ele é temporário, não recorrente e não altera a conjuntura operacionalmente positiva do negócio.


A fim de minimizar os eventuais impactos causados pela limitação do acesso dos clientes aos meios físicos, o Banco tem buscado desenvolver cada vez mais suas iniciativas digitais, respeitando o perfil do seu cliente médio, de modo a fortalecer a originação de crédito por meios “não-humanos” – por exemplo, formalização por meio de SMS.


O Banco ainda informou que está empreendendo esforços para redução de despesas operacionais e está elevando a seletividade dos investimentos realizados.


Estratégia FIGITAL

O Banco reforçou a importância dos esforços no desenvolvimento da estratégia FIGITAL (meio físico + digital), pois o Banco entende que, no curto e médio prazo, o perfil de seu cliente médio tende a preferir a formalização de contratos via meio físico, porém a digitalização de processos é uma tendência que deve elevar a eficiência e a rentabilidade das operações.


Alocação de capital e remuneração a acionistas

O Banco anunciou em 18/03/2020, via Fato Relevante, o cancelamento de cerca de 11,9 milhões de ações mantidas em tesouraria, fato tal que diminuiria o número de ações da Companhia de 603 milhões para 591 milhões, uma redução de ~2%.


Ainda, tendo em vista o atual patamar deprimido das ações (5,5x lucros, e 0,5x valor patrimonial), o Banco entende que a recompra de suas ações é um mecanismo de relevante geração de valor para seus acionistas, tendo anunciado um Programa de Recompra de até 10,7 milhões de ações (~10% do free float).


O movimento de cancelamento e recompra das ações podem reduzir em até ~22,6 milhões o número de ações de emissão do Banco. Este número representaria uma redução ~4% no número de ações.


Tendo em vista que o Banco pretende elevar o montante de proventos a serem pagos nos próximos anos, a redução no número de ações eleva o valor do dividendo por ação, tornando o papel mais atrativo para estratégias de geração de renda.

Despesas com provisões para processos cíveis, trabalhistas e fiscais

Um dos fatos que mais repercutiram no balanço de 2019, e que provocaram forte queda nas ações, foi a linha de “despesas com provisões para processos cíveis, trabalhistas e fiscais”. Reconhecendo isto, o Banco passou a empreender diversas estratégias para mitigar tais despesas e elevar a assertividade das estratégias jurídicas. Dentre as estratégias, destacam-se:


  1. Uso de data analytics para gerar maior assertividade no provisionamento, fazendo o cruzamento de dados entre natureza dos processos e região geográfica;

  2. Uso de estratégias digitais (como reconhecimento de imagem e impressão digital) para redução de fraudes.

O Banco informou que está depreendendo esforços relevantes nesta frente, monitorando continuamente a execução da estratégia, e tem por expectativa a manutenção do ritmo de R$90 milhões de provisão por trimestre, ao longo de 2020, melhorando assim os indicadores em comparação com o período anterior.

DISCLAIMER

Este artigo não tem por objetivo, de maneira alguma, efetuar recomendação de compra ou venda do ativo. Tal recomendação deve ser efetuada por profissional credenciado, conforme perfil do investidor. A eventual tomada de decisão de investimento é de responsabilidade do investidor e seus assessores.

Este artigo visa apenas ilustrar uma visão conceitual/educacional sobre a empresa, seu mercado e suas eventuais perspectivas de negócio.


Fique a vontade para compartilhar nosso site e artigos! Não deixe de nos seguir nas redes sociais! @sharbinvestimentos

Abraços, até a próxima, e bons investimentos a todos!


247 visualizações

Renda Variável | Ações

ASSINE E RECEBA AS ATUALIZAÇÕES!

Sharb Investimentos  2020 - Todos os direitos reservados.